Vendedor da vez: como organizar?

gráficos equipe subindo numa seta

Descubra uma forma simples e prática de organizar as listas de vendedor da vez da sua loja.

No varejo, é comum encontrarmos diversas expressões que, no fim das contas, tenham o mesmo significado. É o caso do sistema de vez, que também é popularmente conhecido como vendedor da vez.

Você com certeza já ouviu falar nesse sistema, que tem como principal objetivo gerar o revezamento de vendedores para atender os clientes, não é mesmo? Seu uso tem sido cada vez maior, tendo em vista que é uma alternativa simples e eficaz para motivar a sua equipe e, ainda, torná-la mais produtiva.

Entretanto, muitas empresas abandonam esse conceito por não conseguir manter uma organização eficaz, e atualizada em tempo real. Um obstáculo que, como veremos neste artigo, pode ser facilmente driblado por meio de uma solução tecnológica simples e eficaz. Acompanhe!

Como funciona o Vendedor da Vez

Basicamente, o sistema costuma ser movimentado pelos próprios colaboradores, que acrescentam os seus nomes em uma lista de vendedor da vez. Assim, quando um cliente entra em suas lojas, o primeiro da lista será o responsável por solucionar o problema daquele consumidor, efetuando o atendimento.

Em seguida, o segundo da lista deverá abordar o próximo cliente e sucessivamente, até que o vendedor da vez seja, novamente, a vez daquele primeiro vendedor.

Isso ajuda a manter o sistema contínuo e com oportunidades para todos, igualmente. Além do benefício que já mencionamos de manter toda a equipe motivada e produtiva, é possível observar outras vantagens nesse processo:

  • Todos os clientes são atendidos;
  • Quando ocorre esse revezamento, não existe uma disputa desagradável entre os vendedores;
  • Há o estímulo de fazer com que cada atendimento converta, pelo menos, na possibilidade de colher informações sobre aquele cliente, que poderá retornar a comprar em sua loja;
  • Cria uma janela livre (quando o colaborador está no fundo da lista) para que os vendedores se concentrem em outras atividades;
  • O gestor pode avaliar com mais eficácia todos os membros de sua equipe, facilitando a elaboração de um feedback — coletivo e individual.

Acontece que essa organização é justamente o grande desafio do vendedor da vez. Afinal, um atendimento pode demorar mais que o outro, por exemplo, configurando em um gargalo produtivo.

Sem falar que a atualização manual do vendedor da vez faz com que o processo de atendimento seja mais demorado e, muitas vezes, desorganizado. Daí, a solução que mencionamos na abertura deste artigo: o Meu Atendimento.

O que é o Meu Atendimento

A Meu Atendimento é uma solução integrada que chega para facilitar e simplificar a gestão da sua loja. o Meu Atendimento é uma plataforma de gestão inteligente capaz de organizar a sua frente de trabalho de muitas formas, sem aquelas complicações de softwares convencionais onde você não faz ideia de onde ficam as informações.

Uma dessas formas de organização é por meio da atualização da lista de vendedor da vez. Isso faz com que o sistema processe as informações com mais agilidade e permita um controle mais eficiente desse revezamento.

Além disso, para a sua gestão, essa solução tecnológica confere facilidades múltiplas para você visualizar como andam as metas a serem atingidas — tudo facilmente acompanhado por meio de gráficos e projeções. Você consegue ver, dentro do software, como está a situação vendedor a vendedor, loja por loja (caso você tenha mais de uma), além de uma série de outras informações importantíssimas para a gestão inteligente da sua loja. Veja só como é fácil e intuitivo:

Para tanto, não é necessário nenhum investimento em infraestrutura. Afinal, o Meu Atendimento é 100% digital — podendo, inclusive, ser acessado remotamente, via smartphone, tablet ou do seu computador convencional. É a possibilidade de tornar o seu negócio muito mais dinâmico e flexível.

Com isso, você consegue não apenas gerir com mais organização e eficiência o processo de vendedor da vez, mas também, da sua loja como um todo, permitindo uma nova perspectiva para conduzir os seus negócios. Fica mais fácil quando todas as informações importantes estão concentradas num só lugar, na palma da sua mão, onde quer que você esteja, não é mesmo?

Quer entender mais a respeito de nossa solução, e saber como podemos personalizá-la para atender a todas as suas necessidades e objetivos? Então, entre em contato conosco e descubra como a Meu Atendimento pode transformar a gestão da sua loja num processo simples e eficaz!