Sistema de vez: como organizar seu atendimento no varejo?

Conheça as formas de aplicar o sistema de vez e como automatizá-lo para ter uma gestão realmente inteligente na sua loja.

Você com certeza já ouviu falar no sistema de vez, não é mesmo? Trata-se de um modelo eficiente de organização do atendimento em suas lojas, na qual os colaboradores entram em um rodízio para que os clientes consigam receber um atendimento mais atencioso e seus vendedores recebam chances iguais de apresentar o seu potencial.

Mas, ainda que o método seja bastante aplicado em lojas de todos os portes e segmentos, ainda existe certa resistência em sua total aplicação. E isso se deve, principalmente, à dificuldade que muitos gestores encontram em manter o sistema organizado.

E, como este artigo quer se pautar em soluções simples, práticas e eficazes para o seu negócio, vamos mostrar a importância em consolidar o sistema de vez em sua empresa e compreender como organizá-lo de forma a aumentar ainda mais a qualidade no seu atendimento. Confira!

Por que aplicar o sistema de vez

O revezamento do atendimento em uma loja costuma ser uma solução adequada para se adaptar às novas tendências do setor varejista: o consumidor está em busca de um atendimento diferenciado, focado em suas necessidades e na melhor solução para o seu caso.

E, quando você cria um sistema em que o seu vendedor deve esperar pela sua vez, novamente, independentemente da velocidade com a qual ele resolveu a situação de outro consumidor, é possível estabelecer um novo patamar de excelência no atendimento, pois ele vai se esforçar ao máximo para entregar o melhor atendimento possível àquele cliente, convertendo-o em uma venda. Caso contrário, você sabe: ele volta para o final da fila.

Os benefícios do sistema de vez para a sua loja

Afinal, em vez de ter um tempo livre ou ocioso, o profissional vai se dedicar mais em compreender o perfil do cliente à frente e em alinhar a melhor solução de sua loja para ele.

E isso confere outros benefícios para o dia a dia do seu empreendimento, como:

  • Evita a discussão interna de quem vai atender o próximo cliente;
  • O sistema de vez permite um atendimento mais qualitativo e atencioso;
  • Há como identificar os pontos fortes e a serem desenvolvidos dos vendedores — individual e coletivamente.

Muitos gestores têm percebido, entretanto, que manter o sistema de vez funcional e organizado é mais complicado do que imaginavam. As formas mais comuns é fazendo isso no papel ou então, deixando que os próprios vendedores se entendam – o que nem sempre funciona. E, para fazer de você uma das exceções no mercado, temos uma dica simples e fácil de como mantê-lo em ordem.

Como organizar o sistema de vez em sua empresa

No setor varejista, o sistema de vez depende exclusivamente da percepção do seu colaborador em saber os nomes de quem está por vir, para que ele não perca a sua vez ou atrase o tempo de atendimento a um cliente.

Para isso, alguns modelos de organização têm sido adotados, como:

  • Listas de assinatura: pode ser feito por ordem de chegada — respeitando o horário de entrada de cada vendedor —, assim cada colaborador saberá ao certo quando será a sua vez;
  • Planilhas de controle: similar ao modelo anterior, mas feito por meio de uma planilha digital, em que o nome de cada colaborador é inserido, criando, assim, o sistema de vez diariamente;
  • Plataformas digitais: recurso moderno e eficaz em que o sistema organiza a ordem de atendimento, que será atualizada após o registro de cada venda (ou motivos de uma compra não efetuada) nessa plataforma.

É sobre essa última solução que queremos aprofundar os benefícios para implementar um sistema de vez realmente eficaz, pois além dessa funcionalidade, um sistema digital te permite ter uma gestão inteligente de toda a sua loja na palma da sua mão, aonde quer que você vá.

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O Meu Atendimento é uma plataforma 100% digital que permite a revolução na maneira de gerir o seu negócio.

Isso se dá pelo fato de que o sistema é bastante intuitivo, simples e prático, totalmente personalizável, onde todo dado registrado permite que você:

  • Crie um relacionamento qualitativo com o seu consumidor;
  • Avalie os registros de vendas (e acompanhe em tempo real as metas e outros índices) e de compras não efetuadas, permitindo a observação de novas oportunidades de vendas;
  • Facilita o pós-venda, tendo um CRM incluso;
  • Promove um sistema de vez atualizado automaticamente;
  • Enxergue índices de ruptura de estoque

Trata-se de uma maneira simplificada — mas altamente eficaz — de compor o sistema de vez na sua empresa e, ainda, colocar todos os indicativos de um atendimento sob análise.

Veja só todas as vantagens desse sistema de vez automatizado:

Dessa maneira, cada vez que o seu vendedor abordar um consumidor, você terá todos os dados desse atendimento registrados em sistema, podendo utilizar isso como formas de gerar novas oportunidades de venda e melhorias para a sua loja. Uma gestão inteligente de verdade do seu negócio!

Ou seja: não é apenas um modelo para planejar o sistema de vez, mas uma solução completa para revolucionar a maneira de gerir a sua empresa. Quer saber mais a respeito do Meu Atendimento e as soluções que ele pode promover à sua empresa? Visite o nosso site e teste gratuitamente!