Pesquisa de Satisfação de Clientes: como automatizar?

carinhas de pesquisa de satisfação

Automatizar a pesquisa de satisfação de clientes é o primeiro passo para conseguir gerir de verdade o atendimento da sua loja.

Um atendimento de qualidade é aquele que é percebido desta forma pelo consumidor, e não pelo achismo da sua equipe de vendas. Por isso, a melhor forma de saber se a sua marca anda prestando atenção de verdade às necessidades e objetivos do seu público-alvo é por meio de uma pesquisa de satisfação de clientes.

Atualmente, esse canal de comunicação com o consumidor é determinante para valorizar a opinião do cliente e, também, para adaptar constantemente o nível de qualidade do serviço prestado. É uma fonte fundamental de informações para proporcionar melhorias na sua loja.

Acontece que muitos empreendedores encontram dificuldades em compilar as informações, enviar as questões e conferir os resultados de forma simples e fácil. E, por isso, uma excelente alternativa é a automatização desse processos, com uma ferramenta bastante acessível e eficaz.

Quer saber como trabalhar efetivamente a pesquisa de satisfação de clientes, tornando cada atendimento em uma janela de oportunidades para promover melhorias ao seu negócio? Acompanhe, então, este artigo!

A versatilidade da pesquisa de satisfação de clientes

Toda pesquisa de satisfação pode ser adaptada para objetivos específicos. No varejo, isso pode se traduzir em questionários focados em:

  • Avaliar a qualidade do atendimento;
  • Entender quais processos ou serviços não estão devidamente alinhados com o nível de exigência daquele consumidor;
  • Compreender se o preço dos seus produtos ou serviços estão de acordo com a entrega de valor prometida;
  • Entender se a loja oferece a variedade de produtos que o consumidor esperava, oportunizando melhorias no mix.

Essas são apenas algumas das possibilidades que uma pesquisa de satisfação de clientes traz, colocando em suas mãos informações valiosíssimas para elaborar as estratégias de desenvolvimento da sua empresa, alinhadas às expectativas dos seus clientes.

A pesquisa de satisfação de clientes como ferramenta de melhorias

No entanto, é importante atentar que a pesquisa de satisfação de clientes deve atender a algumas regras, como a importância em ser objetiva e curta (para não ocupar demais os seus consumidores) e recomenda-se que ela seja enviada pouco tempo após a aquisição do cliente.

Isso se deve ao fato de que, poucos dias após a sua compra, ele ainda conserva frescas na memória as impressões iniciais que o cliente teve em sua loja. E isso ajuda a fazer com que eles respondam da maneira mais sincera possível.

Por que fazer a automatização deste processo

Como mencionamos, existe um intervalo de tempo indicado para o envio da pesquisa de satisfação de clientes. E, quando não há um processo bem estruturado para isso, o procedimento como um todo pode ser falho.

Já com a automatização desse processo, sua equipe consegue se organizar de maneira que o envio da pesquisa seja realizado automaticamente, sem grandes dores de cabeça, e proporcionando uma boa amostragem, já que será enviada para todo mundo. Isso significa que, provavelmente, as respostas estarão muito próximas da verdade absoluta, com apenas poucos pontos percentuais de diferença, para mais ou para menos.

Para isso, você pode contar com programas de gestão que se transformam em aliados infalíveis para você não perder nenhuma oportunidade de enviar suas pesquisas aos clientes. Quer saber mais a respeito?

A pesquisa de satisfação de clientes da Meu Atendimento

Ao implementar a nossa solução digital, Meu Atendimento, é possível realizar uma verdadeira integração de dados para gerar um bom relacionamento com o consumidor.

Por exemplo: após a realização de uma venda, todos os dados referentes ao negócio são registrados na nossa plataforma. Em seguida, pode-se programar o envio automatizado de sua pesquisa de satisfação via e-mail.

Ou seja: você não corre o risco de perder o disparo de uma pesquisa e o cliente se aproxima da sua marca, podendo opinar de acordo com os objetivos do questionário, além da possibilidade de trabalhar continuamente no desenvolvimento de sua empresa.

Mas essa não é a única vantagem da qual você pode desfrutar ao investir nessa solução prática e personalizada que é a Meu Atendimento. A nossa plataforma te dá uma verdadeira gestão inteligente de varejo na palma da sua mão, já que pode ser acessada por qualquer computador, smartphone ou tablet de qualquer lugar, além de ser uma eficiente plataforma de gestão de lista da vez. Dá só uma olhada nas funcionalidades:

Para entender a fundo como essa plataforma 100% digital pode revolucionar a maneira de atender bem o seu público-alvo, indo muito além da automatização de sua pesquisa de satisfação de clientes, entre em contato conosco e solicite um período de testes gratuito da nossa plataforma. Prometemos que você vai se surpreender!