Gestão Inteligente: entendendo o que acontece na sua loja

Como auxílio tecnológico de nossa era digital, podemos ter um controle muito mais preciso a respeito de tudo o que acontece em nossas empresas. Esse é, inclusive, o grande diferencial para uma gestão inteligente e focada em resultados.

Afinal de contas, quando contamos com sistemas que compilam e nos permitem análises estratégicas dos índices, ganhamos um tempo de resposta mais ágil — e hábil — para melhorar as vendas, a taxa de conversão ou mesmo o ticket médio.

Para não deixar esses benefícios “jogados ao vento”, vamos explorar, ao longo deste artigo, os motivos pelos quais você deveria optar por um sistema de gestão inteligente em sua empresa. Acompanhe!

Por que acompanhar os índices em tempo real?

No dia a dia turbulento e dinâmico do varejista, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Principalmente, quando você possui um tráfego intenso em suas lojas e a sua equipe é composta por diversas pessoas.

Quando se tem um sistema de gestão inteligente, todo atendimento, após finalizado, deve ser registrado, considerando:

  • O vendedor que prestou o atendimento;
  • Os dados pessoais e de contato do cliente;
  • O motivo da compra (e detalhes de uma eventual oportunidade perdida);
  • As informações relativas ao atendimento (como a quantidade de produtos comprados, modelos etc.).

Dessa maneira, o sistema computa e compila os dados para que a sua análise seja tão dinâmica quanto a rotina em suas lojas, podendo avaliar os motivos pelos quais um consumidor não efetuou a compra, como anda a taxa de conversão e até mesmo o valor do ticket médio atualizado constantemente.

Software de gestão inteligente no varejo

Para esclarecer melhor, com base nesse último item: digamos que o ticket médio de sua empresa seja de R$ 150, com um faturamento mensal de R$ 50 mil em 333 vendas efetivadas.

Ao entender o ticket médio, os produtos que mais têm saída em suas lojas e os principais motivos pelos quais o consumidor desiste de uma compra, você consegue orientar com muito mais qualidade a sua equipe para aumentar o ticket médio, ou até mesmo organizar a sua loja de modo que ela evidencie produtos com maior saída ou maior valor agregado para subir o faturamento!

Com apenas R$ 15 a mais, por ticket, a sua empresa passaria a faturar R$ 55 mil sem ter que aumentar o número de clientes que vêm até você. Quer dizer: 10% a mais no faturamento apenas observando os dados registrados em seu sistema, aproveitando melhor cada um dos seus clientes.

Entendendo o que acontece na sua loja com uma gestão inteligente

Como obter uma solução de gestão inteligente eficaz

Deve ter ficado claro que a análise em tempo real permite uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, não concorda? Principalmente, se você ainda lida com cálculos esporádicos para verificar os índices citados anteriormente.

Por isso, é tão relevante que a sua gestão seja pautada pelo auxílio tecnológico de softwares que permitam essa transição para uma gestão inteligente.

Neste caso, estamos falando do Meu Atendimento, uma solução digital que é facilmente implementada em sua empresa — podendo, inclusive, ser acessada via dispositivos móveis, como tablets e smartphones — e de fácil utilização.

Com esse software, aquelas vendas perdidas podem se converter em uma nova oportunidade, uma vez que você saberá o motivo pelo qual o cliente desistiu e, assim, pode retomar o contato para suprir a necessidade do consumidor. Ainda que essa oportunidade não se converta em venda, já ajuda a estreitar o relacionamento com o cliente.

Uma loja não vive exclusivamente de seu faturamento bruto. Uma série de outros dados compõe os valores registrados ao longo do dia, pois o que importa no final das contas, é a lucratividade do seu negócio. E, com o Meu Atendimento, você passa a controlar cada um destes indicadores, e pode tornar a sua gestão mais flexível, móvel, eficiente e prática.

Veja só os indicadores que o software de gestão inteligente da Meu Atendimento proporciona para a sua loja:

  • Número de visitas;
  • Taxa de conversão;
  • Faturamento;
  • Ticket médio;
  • Horários de pico de atendimento em suas lojas;
  • Motivos de venda perdidas e efetivadas.

Para entender melhor esse tipo de solução, e como alinhá-la à realidade de suas lojas para proporcionar uma gestão inteligente e focada em resultados, entre em contato conosco e descubra todo o potencial personalizável do Meu Atendimento!