Ferramentas de vendas que te ajudam na gestão da loja

Ferramentas de vendas que te ajudam na gestão da loja

Muitas das habilidades, técnicas e competências de um vendedor se concentram na maneira de pensar, agir e se comportar. Entretanto, o sucesso de suas profissões pode ser profundamente complementado com o auxílio de eficazes ferramentas de vendas, não acha?

Afinal, por meio delas, eles podem dispor de informações precisas e rapidamente compiladas. Consequentemente, a qualidade do atendimento é potencializada, uma vez que esses dados se convertem facilmente em novas oportunidades de negócio.

Por isso, separamos neste post algumas ferramentas de vendas essenciais para o desenvolvimento de sua profissão. Confira!

1. Enterprise Resource Planning (ERP)

Conhecida simplesmete como “sistema” ou com vários outros nomes como POS, o ERP é tido como uma das ferramentas de vendas e de gestão mais utilizadas no varejo. E isso se deve pelo fato de que a automatização de processos está entre as grandes vantagens desse tipo de produto.

Por exemplo: a compilação de dados de um atendimento fica visível e é atualizada em tempo real, mediante o preenchimento correto dos vendedores. Com isso, é possível gerar insights para uma tomada de decisão mais eficiente. Um ERP normalmente é separado em módulos e você pode contratar conforme o tamanho do seu negócio. Existem ERPs que vão desde pequenas lojas até para grandes redes!

Nossa sugestão: Conta Azul

2. Customer Relationship Management (CRM)

Sistema de gestão e de relacionamento com o cliente, o CRM é uma solução tecnológica que complementa com qualidade os dados obtidos de seus consumidores. Com isso, é possível avaliar hábitos de consumo e transformá-los em novas oportunidades — seja por meio de ofertas personalizadas ou novas promoções para o público em geral. Com o CRM é possível:

  • Abordar o cliente e prospectos com maior capacidade de personalização;
  • Enviar mensagens aos clientes;
  • Dar e receber feedbacks;
  • Segmentar a sua audiência para personalizar ainda mais o atendimento.

Interessante, não é? Com um CRM é possível criar campanhas de marketing segmentadas focadas em clientes que já finalizaram a compra, naqueles que não fecharam, naqueles que estão de aniversário, naqueles que somente entraram em contato com sua loja… São várias possibilidades, normalmente feitas via e-mail marketing ou SMS.

Nossa sugestão: Giver

3. Ferramentas de vendas para lojas virtuais

Google Analytics como ferramentas de vendas para lojas virtuais

Se você também tem uma loja virtual, esse tipo de solução atua de maneira mais estratégica, com base nos hábitos de navegação on-line dos seus clientes, como:

  • Como eles chegaram até o seu site;
  • Quais páginas eles mais acessam;
  • Quanto tempo eles ficaram no site — e também em outras páginas;
  • Quais produtos eles mais clicam;
  • O tipo de conteúdo que eles leem.

 

Os softwares desse tipo normalmente oferecem uma infinidade de informações que o desafio é, na verdade, filtrar o que realmente importa no meio deste mar de números. O ponto alto é que a maioria destes softwares possuem versões gratuitas, como é o caso da nossa indicação logo abaixo.

Nossa Sugestão: Google Analytics

4. Automação de marketing

Dentro do marketing digital, é possível usar ferramentas tecnológicas que facilitem a compilação de dados para transformá-los em oportunidades de negócio. É o caso das automações de marketing, que ajudam no envio de e-mails, elaboração de landing pages e tornam as suas campanhas de marketing mais assertivas.

Com um bom software de e-mail marketing, por exemplo, é possível mandar de maneira automática e-mails personalizados para os seus clientes, oferecendo novidades, falando sobre promoções e até dando descontos!

Nossa Sugestão: Google Analytics

5. Ferramentas de vendas para desempenho de vendedores

Ferramentas de vendas para desempenho de vendedores

Acompanhar o desempenho em tempo real dos seus vendedores não é tarefa fácil. Afinal, é preciso retirar do sistema venda por venda e montar os gráficos para conseguir analisar com facilidade como anda a rotina do seu time de vendas. Mas e se você pudesse fazer isso automaticamente através de um software e acessá-lo de qualquer lugar pelo seu celular?

Essa facilidade já é possível e, além dos dados de venda, não-venda, ticket médio, lista da vez e itens mais vendidos de toda a sua equipe de vendas, os principais indicadores da sua loja também ficam registrados. Você consegue analisar também, em tempo real, o faturamento, número de atendimentos, taxa de conversão da loja, peças vendidas, peças por atendimento e muito mais.

Nossa Sugestão: MeuAtendimento

Ou seja: esta é uma das principais ferramentas de vendas que não pode faltar em sua loja! Para conhecer mais a respeito, teste gratuitamente e confira como funciona essa solução!

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