Como motivar uma equipe de vendas: as formas mais eficazes

Como motivar uma equipe de vendas? Veja as formas mais eficazes

Como motivar uma equipe de vendas continuamente? Esta, sem dúvidas, está entre as principais questões que um dono de loja precisa responder para manter os indicadores de vendas elevados em suas lojas.

Acontece que nem todos conseguem manter esse padrão de qualidade na equipe e, com o tempo, perdem o controle do seu time. Por isso, é importante estar em constante atualização dos próprios conhecimentos para descobrir novas formas de como motivar uma equipe de vendas.

Confira ao longo deste artigo e descubra conosco como motivar uma equipe de vendas e garantir um desenvolvimento sustentável par ao seu negócio através de funcionários felizes e satisfeitos!

Desenvolva uma cultura de crescimento coletivo

Poucas situações desmotivam tanto um funcionário do que o esforço que se converte em resultados apenas para a empresa. Isso faz com que ele não se sinta parte do desenvolvimento de sua marca e, com o tempo, perca a motivação para atingir e superar metas.

Por isso, estabeleça metas que eles possam atingir e apresente objetivos concretos para que o desenvolvimento da empresa seja algo coletivo. A recompensa é gratificante e estimula o profissional a chegar, no dia seguinte, com mais motivação para melhorar seus resultados.

Essa recompensa não precisa ser apenas em dinheiro, já que as comissões já dão conta desse recado. Reconhecimento é ótimo e funciona muito para deixar sua equipe motivada e vai desde a famosa plaquinha do funcionário do mês a reuniões coletivas mostrando como o trabalho daquele membro da equipe deu resultado.

Trabalhe com uma comissão competitiva

Como motivar uma equipe de vendas através de uma comissão competitiva

No varejo existe alta rotatividade de profissionais. Ou seja: eles ficam pouco tempo em seus respectivos cargos e logo partem para outra oportunidade. Por isso, cabe ao gestor analisar como motivar uma equipe de vendas de diversas maneiras — e a comissão é uma delas.

Empresas que pagam pouco aos seus profissionais caem rapidamente no tópico citado anteriormente: na sensação de que estão sendo desvalorizados enquanto a empresa cresce exponencialmente.

Assim, convém observar o quanto a concorrência e o setor têm remunerado os seus vendedores e também quais foram os últimos resultados de vendas e as projeções para os próximos meses. Com isso, você consegue elaborar um sistema de comissão mais competitivo que vai permitir a retenção de talentos por mais tempo — e suas respectivas motivações.

Gere treinamentos e avaliações periódicos

Quer saber outra ótima forma de motivar uma equipe de vendas? Promova treinamentos que façam os colaboradores perceberem o desenvolvimento de suas competências. Trata-se de uma medida simples e eficaz de mantê-los estimulados a conquistar bons resultados gradativamente.

Para isso, é importante que a gestão analise constantemente os seus vendedores para identificar quais habilidades podem ser melhor aperfeiçoadas. Com isso, um workshop (interno ou externo) ou treinamento e avaliações são as melhores técnicas para isso.

Estabeleça reuniões programadas com os vendedores

Reuniões, quando produtivas, trazem uma série de resultados positivos para a empresa. E quem tem a se beneficiar com isso é sua equipe, pois este pode ser um espaço para a troca de informações e ideias.

Ao saberem que eles têm um local democrático e que ouve — e valoriza — a sua opinião, a motivação é um elemento natural dessa simples atividade. Sem falar que a gestão pode se aproveitar disso, uma vez que os vendedores convivem com uma rotina única, e podem trazer insights preciosos para melhorar os processos e indicadores de sua loja.

Como motivar uma equipe de vendas com uma solução tecnológica

Como motivar uma equipe de vendas com uma solução tecnológica

Para auxiliar no seu processo contínuo de como motivar uma equipe de vendas, que tal dispor do auxílio de softwares de gestão para o seu negócio? Por meio deles, você analisa melhor os indicadores — individuais e coletivos — em sua loja, facilitando a tomada de decisão.

Além disso, esse tipo de solução oferece dados atualizados em tempo real a respeito de cada atendimento. Com isso, você tem um aliado fundamental para oferecer feedbacks melhores e mais precisos aos seus colaboradores — algo que só tende a agregar mais valor à sua marca.

Quer saber mais a respeito de um software de gestão e o que ele pode fazer para que você tenha novas maneiras de motivar uma equipe de vendas? Então, conheça o MeuAtendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *