Como gerenciar uma equipe em 6 passos

Como gerenciar uma equipe em 6 passos

Muitos não sabem como gerenciar uma equipe no varejo e se valem apenas da força ou do cargo para contar com o apoio dos seus colaboradores. Além de ser uma estratégia genérica, ela surte pouco efeito ao longo do tempo.

Isso porque os colaboradores precisam entender a realidade que os rodeia — como os indicadores associados aos seus atendimentos. Com base nesses números devidamente registrados, há como gerenciar uma equipe com muito mais qualidade, atingindo os resultados esperados de forma concreta.

E, para apontar o caminho para o sucesso, nós selecionamos 6 dicas para você que deseja aprender como gerenciar uma equipe com mais eficácia — além de destacar o papel do gestor nesse processo. Confira!

Qual é a importância em saber como gerenciar uma equipe?

Cargo de alto grau de relevância, a gestão lida com pessoas e, justamente por isso, também deve equilibrar os objetivos da empresa com as expectativas e objetivos de cada colaborador. Para isso, uma pessoa que sabe como gerenciar uma equipe possui as seguintes qualidades:

  • Visão estratégica
  • Jogo de cintura para administrar conflitos — internos e externos;
  • Capacidade de realizar uma gestão estratégica;
  • Ética;
  • Capacidade de motivar e manter motivados as pessoas ao redor;
  • Boa comunicação interpessoal.

Com isso, ele consegue aplicar com muito mais harmonia e facilidade as dicas que reunimos sobre como gerenciar uma equipe. Veja a seguir a forma com que isso deve acontecer na prática:

1. Comece pelos critérios adotados no processo seletivo

Como gerenciar uma equipe: o processo seletivo

O processo de contratação influencia diretamente na maneira de gerir os profissionais posteriormente. Isso porque uma análise errônea de perfil pode tumultuar o ambiente de trabalho com o tempo.

Assim, é importante que o gestor consiga identificar o melhor perfil para se ter em sua empresa e que também saiba como estimulá-los e garantir a motivação deles. Afinal de contas, uma boa contratação é apenas o primeiro passo para um dia a dia mais produtivo.

2. Trabalhe com um processo de meritocracia na empresa

Meritocracia é o processo de recompensar aqueles que obtêm as melhores performances. Esse reconhecimento, inclusive, ajuda tanto a motivar os vencedores quanto a estimular os outros colaboradores a terem o seu devido reconhecimento, em futuras oportunidades. Em uma equipe de vendas, isso é fundamental para garantir que os resultados apareçam.

3. Ofereça capacitação

Como gerenciar uma equipe: capacitação

Como já mencionamos, a contratação é apenas o início do processo de saber como gerenciar uma equipe. E a capacitação contínua dos colaboradores é um passo complementar e essencial para a concretização dos seus objetivos.

Para isso, promova treinamentos e workshops periódicos. Não precisa nem ser externamente, investindo mais do que o possível ou desejado: um gestor pode oferecer os seus próprios conhecimentos para que os vendedores aprendam novas técnicas e também a oferecer um atendimento melhor. Essa postura, além de produtiva, fará com que a equipe o veja com outros olhos, admirando-o por compartilhar seus conhecimentos.

4. Incentive o diálogo aberto e transparente

Um bom gestor sabe o que dizer — e como e quando dizer —, mas ele deve saber também como ouvir. E, para isso, é importante que ele dedique espaço para os colaboradores dizerem o que sentem ou pensam.

Isso ajuda a criar mais harmonia, no ambiente de trabalho, e a promover um cotidiano mais democrático e produtivo. Pois poucas coisas desestimulam tanto um profissional do que sentirem que não têm as suas opiniões ouvidas e levadas em consideração.

5. Estabeleça um plano de metas

Com metas atingíveis, é possível apresentar aos vendedores um plano de desenvolvimento real.

Isso os motiva a alcançar as metas e a trabalhar em prol de resultados melhores a cada novo plano traçado. Sem falar que, por meio de indicadores, o gestor consegue apresentar as possibilidades para atingir e superar as metas — o que nos leva ao tópico seguinte.

6. Trabalhe com as ferramentas adequadas para fornecer feedbacks

Com um bom software de gestão, você aprende como gerenciar uma equipe da melhor maneira possível. Afinal, esse tipo de solução concentra todos os indicadores que eles precisam saber para melhorar o atendimento, o volume de vendas e a transformar vendas perdidas em novas oportunidades.

Quando falamos em gerenciar uma equipe de vendas, por exemplo, feedbacks sem os números em mãos são pouco produtivos. Afinal, você pode até dar algumas dicas sobre o comportamento do vendedor, mas no final, o que vale é o quanto ele realmente vendeu. Sem informações concretas do número de vendas, itens vendidos, ticket médio e peças por atendimento, por exemplo, fica difícil propor uma melhoria concreta ao seu time de vendas de forma que realmente impacte no seu negócio. 

E que tal se preocupar em ter esses dados na palma da sua mão? Já existem softwares criados especialmente para pequenos varejistas não ficarem mais no escuro em relação à sua equipe de vendas e ao desempenho da sua loja.

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