Como definir metas de vendas?

Como definir metas de vendas?

Toda empresa precisa evoluir e, para isso, precisa ter em mãos diversos indicadores para definir metas de vendas. Elas se tornam um guia fundamental de orientação para que os vendedores alcancem e até superem as expectativas.

Acontece que muitos gestores esbarram justamente na falta de informação. Sem eles, fica difícil definir metas e analisar cuidadosamente a estratégia para promover melhores resultados.

Por isso, vamos apontar algumas dicas essenciais para definir metas — além de recomendar um diferencial para a sua loja ter os índices sempre em mãos. Confira!

Analise os resultados das vendas mais recentes

Para definir metas é fundamental que você tenha dados comparativos. Para tanto, estipule um período específico e identifique o volume de vendas. Ele vai servir como o ponto de partida, além do momento de sua empresa no mercado.

Por exemplo: o setor está estagnado, recessão ou crescimento? Afinal, de nada adianta projetar um aumento considerável de vendas se o consumidor não está comprando naquele momento.

Aprenda a definir metas reais

Com base no que falamos acima, ter metas reais ajuda no planejamento de uma estratégia capaz de ser alcançada. É importante, nesse sentido, apontar valores que sejam ousados, mas que estimulem os vendedores a atingir os índices estipulados. Do contrário, eles não vão nem se dar ao trabalho de te levar a sério.

Vale analisar o quanto você deseja aumentar, em um ano, e dividir essa meta robusta em objetivos menores — trimestral, por exemplo. Dessa maneira, caso você projete um aumento de 30% anual, você pode diluir o percentual em períodos menores, aproveitando a sazonalidade para dar um gás maior.

Preste atenção ao desenvolvimento coletivo

Definir metas passa por dar atenção ao desenvolvimento coletivo

É comum associar o planejamento de metas ao volume de vendas. Acontece que existem outros dados de grande relevância para o crescimento de sua empresa, como o ticket médio, o número de clientes novos em suas lojas e a lucratividade do seu negócio.

Isso tudo interfere, direta ou indiretamente, no planejamento. Justamente por isso, as demais metas, e não apenas o volume individual, deve ser considerado. Seu objetivo, por exemplo, pode ser vender o mesmo montante do ano anterior, mas com uma lucratividade 20% superior. Com base nessa informação, já dá para imaginar quais são as ações a serem tomadas dentro da sua loja, não é mesmo?

Além disso, pense que ao definir metas, você está exigindo do setor de vendas, mas a sua loja funciona como um todo — como o atendimento nos caixas, por exemplo. Caso um ou mais colaboradores não estejam alinhados com o plano de metas da empresa, fica difícil alcançar os resultados esperados.

Avalie e ajuste o planejamento constantemente

Definir metas necessita ajustes no planejamento constantemente

Ainda que você tenha projeções estabelecidas com antecedência, é importante avaliar como a sua tem sido a performance de sua equipe. Por meio dela, você consegue avaliar a melhor estratégia para garantir o cumprimento de metas.

Uma ideia é que, em determinado período, a meta seja menor, mas cujos valores sejam mais elevados em um período propício de vendas — como o Natal. Não basta, portanto, avaliar um índice de crescimento e apenas observar. Os ajustes em tempo real também são essenciais.

Passe a documentar as metas e resultados

Caso você tenha encontrado dificuldade em reunir dados anteriores para definir metas, deve também compreender o quanto é importante registrar os resultados. Neste caso, uma boa solução tecnológica, como um software de gestão, é altamente recomendada.

Isso porque esse tipo de solução facilita o armazenamento e a organização e compilação de dados — como o volume de vendas. Dessa maneira, ao definir novas metas, você já tem a informação usada anteriormente com facilidade.

E você sabia que isso não é apenas coisa de empresa grande? Softwares como o MeuAtendimento, por exemplo, são uma mina de ouro quando falamos de dados e indicadores de lojas no pequeno varejo. É possível ter as informações de toda a sua loja na palma da sua mão, passando não só pelo faturamento total, mas também pelos itens mais vendidos, índices de ruptura de produto, vendedores com melhor e pior desempenho, motivos de não-venda, enfim, uma infinidade de informações que podem te ajudar a definir metas de maneira muito mais precisa.

Veja só tudo o que o software do MeuAtendimento pode proporcionar para a sua loja:

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