5 dicas infalíveis de como treinar sua equipe de vendas!

5 dicas infalíveis de como treinar sua equipe de vendas!

Você quer saber como treinar sua equipe de vendas para não só atingir as suas metas, mas superá-las? Então prepare-se, pois este post vai ajudar o seu negócio a se desenvolver de maneira muito mais eficaz!

Para isso, reunimos 5 dicas para você aplicar no dia a dia de sua empresa. São noções práticas que ajudam a quem deseja saber como treinar os seus vendedores e obter índices ainda mais produtivos. Descubra conosco como extrair o melhor de cada membro de sua equipe de vendas!

1. Alinhe sua equipe de vendas com a missão e os valores da empresa

Em primeiro lugar, é fundamental que os seus vendedores estejam alinhados com a missão e os valores da sua loja. Afinal, eles precisam conseguir traduzir estas qualidades dentro do atendimento, pois elas estarão de acordo com as expectativas da sua clientela.

Se sua loja tem perfil sério, os vendedores precisam exalar confiança. Já se sua loja oferece praticidade, nada de contratar funcionários enrolados ou prolixos. E se sua loja for mais divertida, certifique-se de contratar pessoas que estejam sempre de bom humor! O atendimento da sua loja vai melhorar muito quando você conseguir alinhar o seu time de vendas com os valores do seu negócio.

2. Faça sua equipe de vendas oferecer soluções

Hoje em dia o consumidor está mais bem informado. Por isso, não adianta forçar a venda de um produto ou serviço apenas com argumentos de vendas vazios. Sua equipe de vendas deve conhecer profundamente o que a sua solução tem a oferecer para o cliente.

Isso também significa que pouco adianta apontar as características da solução. Seus vendedores devem focar nos benefícios que ela traz. Por exemplo: ao invés de falar que um copo é de vidro ou azul, por exemplo, deve-se focar no problema que ele soluciona — beber água. Sua equipe de vendas deve se tornar expert naquilo que comercializa, sabendo como associar os diferenciais às necessidades e objetivos do cliente. Como treinar sua equipe de vendas passa por esse processo de aprendizagem.

3. Seja o exemplo

Dar o exemplo como líder é um grande passo em como treinar a equipe de vendas

A gestão é o grande reflexo no qual a sua equipe de vendas vai se espelhar. Por isso, é importante que o gestor saiba combinar o jogo com os colaboradores e, principalmente, que consiga orientá-los ao longo do treinamento.

É importante, também, que as portas estejam abertas para ouvir e falar com os seus vendedores. Quando a equipe de vendas percebe essa abertura, os profissionais se estimulam a tirar dúvidas com o gestor, minimizando ao máximo os riscos e erros no atendimento.

4. Trabalhe a postura e o comportamento de sua equipe de vendas

Uma boa maneira de aprender como treinar sua equipe é avaliando a postura e comportamento dos colaboradores. Além do que já falamos sobre os valores da sua empresa, eles também devem pensar e agir para encantar o público-alvo de sua marca.

Exemplo disso é que marcas de artigos de luxo,  por exemplo, treinam os seus profissionais para que não usem gírias ou maneirismos em excesso — pois são características que não têm a ver com o perfil de consumidor daquela empresa.

Além disso, o tom de voz e a simpatia de sua equipe de vendas são determinantes para gerar esse encantamento. Sem falar na prestatividade e no uso de palavras-chave que tendem a despertar o interesse dos clientes, como:

  • Desconto;
  • Promoção;
  • Bônus;
  • Exclusividade.

Observe que essas palavras são ainda mais relevantes quando usadas em um contexto de benefício. Assim, sua equipe de vendas aprende a impactar o cliente da melhor forma possível.

5. Simule situações de atendimento

Simular situações de atendimento é uma ótima forma de como treinar sua equipe de vendas

Por fim, trabalhe na prática as orientações dadas sobre como treinar sua equipe de vendas. Dedique um tempo, semanalmente, para avaliar o quanto seus colaboradores estão absorvendo os conceitos repassados.

Com o tempo, eles vão entender melhor tudo aquilo que você precisa para melhorar os resultados em sua empresa e, assim, desenvolver uma equipe de vendas vencedora!

Isso, inclusive, pode ser melhor direcionado quando você está a par de todos os indicadores relevantes para o desenvolvimento de sua empresa e, consequentemente, de como treinar sua equipe de vendas.

Dessa maneira, convidamos você a conhecer o MeuAtendimento — um software acessível e prático, que promete aproximar você e os seus colaboradores dos indicadores que realmente importam para aprimorar o atendimento em sua empresa. Quer saber mais? Clique aqui e conheça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *