4 dicas de como manter seu time de vendas sempre focado

4 dicas de como estabelecer metas de vendas de maneira justa

Um gestor que sabe estabelecer metas trabalha, acima de tudo, na motivação do seu time de vendas. Acontece que um vendedor nem sempre consegue superás-la ou mesmo alcançá-las, e isso determina um ponto de atenção especial por parte dos gestores ou donos de lojas.

Por ser um objetivo constante na rotina de vendedores, é importante que ele aprenda as principais técnicas para se disciplinar e, assim, descobrir como se manter focado para atingir os resultados no final do mês.

E, para ajudar, reunimos neste post 4 dicas de como você pode ajudar o seu time de vendas a se manter focado, trabalhando para alcançar as metas gradativamente. Confira!

1. Mantenha a atenção no trabalho

Um vendedor focado e imune a distrações atende os clientes com mais qualidade. Esta é uma das principais metas que ele deve ter em mente para atingir aquelas estipuladas pela gestão. Pois todo minuto é valioso, para um vendedor, e ele deve fazer valer cada um deles.

Dessa maneira, é importante dividir as horas de trabalho de maneira que o profissional consiga:

  • Estudar sobre as soluções vendidas sobre a sua loja;
  • Abordar e interagir com clientes;
  • Apresentar as soluções;
  • Emitir e negociar propostas;
  • Fechar novas oportunidades.

2. Ajude o seu time de vendas a identificar o estágio de compra do cliente

Hoje em dia é perceptível que todo cliente passa por diversas etapas antes de finalmente adquirir um produto — em que cada um que entra na sua loja se encontra em uma etapa diferente desse processo. Ao identificar o perfil do consumidor e saber em qual etapa ele está, o vendedor consegue ser mais assertivo na venda e o seu trabalho torna-se mais eficiente.

Você, como gestor, deve ser capaz de auxiliar os vendedores da sua loja a identificar quais são essas etapas e qual a abordagem mais eficaz para cada uma delas. Quanto mais complexa for a sua venda, por mais etapas seu cliente passará, e cada uma dessas etapas necessita de uma abordagem específica. A compra de um carro, por exemplo, pode passar por mais de 15 etapas! Mapeie as etapas da compra do seu cliente e certifique-se de treinar bem o seu time de vendas.

3. Como gestor, ofereça auxílio ao seu time de vendas

Como gestor, ofereça auxílio ao seu time de vendas

Como dissemos, estabelecer metas é um desafio onde muitas vezes a equipe de vendas não percebe a estratégia por trás — somente os obstáculos no percurso. Com isso, é importante que o seu time de vendas enxergue a gestão como aliada para o cumprimento das metas.

Com feedbacks e avaliações periódicas, gestores devem ajudar os vendedores a analisarem as metas criadas com mais justiça e alinhamento estratégico. Com isso, o seu time de vendas acabará percebendo que os números traçados são, sim, alcançáveis.

É importante, então, que os vendedores usem todo o conhecimento de sua gestão para estabelecer metas que os ajudem a promover melhores resultados em seus atendimentos. Para tanto, não deixe de:

  • Perguntar;
  • Buscar orientação;
  • Questionar;
  • Ouvir atentamente.

4. Ofereça suporte para o aperfeiçoamento do seu time de vendas

Ofereça suporte para o aperfeiçoamento profissional do seu time de vendas

Por fim, vale observar que seu time de vendas precisa de oportunidades constantes de se desenvolver profissionalmente. Para tanto, recorra aos seus resultados anteriores e encontre carências no seu atendimento.

Por exemplo: seu time de vendas dificilmente consegue agregar um novo produto à compra do cliente? Trabalhe então nos treinamentos com algumas estratégias para aperfeiçoar essa habilidade. O vendedor é um profissional que deve estar em constante atualização e, por isso, deve estar sempre atento ao seu próprio desenvolvimento, mas você como gestor é quem deve oferecer as ferramentas.

Entenda como estabelecer metas e superá-las

Com base no que vimos até aqui, estabelecer metas é um primeiro passo dado pela gestão. No entanto, cabe à equipe de vendas analisar os índices por trás de cada uma delas, para identificar oportunidades e, assim, alcançar os resultados esperados — ou mesmo superá-los.

Até por isso, um bom software de gestão pode auxiliar nessa tarefa, uma vez que ele facilita a compilação e análise de dados para que os vendedores compreendam como melhorar o nível de qualidade do seu atendimento.

Quer entender mais a respeito? Então, conheça o MeuAtendimento e tenha os indicadores mais relevantes de sua loja na ponta dos dedos. Assim, ficará muito mais fácil estabelecer metas para garantir vendas otimizadas e qualitativas!