Conheça a técnica que da Disney para encantar seus clientes

Atendimento é a arte de encantar pessoas e de se colocar no lugar do outro, seja com cliente interno (colaborador) ou externo. Com ótimo atendimento você marca, encanta e conecta com o outro e é surpreendente, mas requerem alguns cuidados, pois algumas variáveis precisam ser observadas (classe social, cultura e região). Se observarmos, por exemplo, a classe social, ter uma comunicação mais simples, fará a conexão com seu cliente e será bastante inclusiva, além de marcar positivamente.

A Disney treina seus colaboradores pautado no LAST (Listen, Apologise, Solve, Thanks), em português, escute seu cliente, se interesse pelo assunto, se antecipe a problemas, resolva e agradeça. Essa ferramenta otimiza o processo de atendimento e pode ser aplicado em qualquer modelo de negócio.

O que é esperado do profissional de atendimento é que tais atitudes estejam intrínsecas em seu dia a dia. Um dado importante medido pelo IBRC (Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente), evidencia a importância do atendimento, onde atualmente o preço não é o principal motivo que leva o cliente a comprar, ou optar pela sua empresa e sim o diferencial, e um deles é o atendimento, podemos observar a seguir:

Atendimento: 43%
Qualidade: 29%
Responsabilidade: 17%
Preço: 9%
Propaganda: 2%

Com os dados observados é evidente que o atendimento é o fator primordial e decisivo, ter um time afiado, com espírito de servir e atender, será o sucesso, pois o marketing massivo chegou ao fim e quanto mais investir na personalização, mais você marca o cliente e ele vira um promoter da sua marca.

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